Serviços

Serviços

Orientação Profissional

Orientação Profissional

Estamos acostumados a ouvir falar de Orientação Pedagógica, geralmente oferecida em colégios, cujo o intuito é auxiliar alunos a superarem suas dificuldades e a encontrarem o melhor caminho para o sucesso escolar. No entanto, você já ouviu falar de Orientação Profissional?

Assim como na Orientação Pedagógica, a Profissional não faz nenhuma “mágica”. Trata-se, porém, de um processo onde, aplicando-se métodos adequados, o indivíduo, com a ajuda do Orientador, busca construir fundamentos sólidos para a definição dos rumos que tomará na carreira que pretende seguir.

Tal processo, depende da compreensão da importância de uma escolha profissional consciente, baseando-a em dois pilares: busca por autoconhecimento e utilização de informações qualificadas sobre a profissão/carreira.

Ao mesmo tempo, quando pensamos na felicidade que buscamos para nossa vida, não devemos nos esquecer que “felicidade” é um sentimento relacionado à “satisfação”, que por sua vez, refletirá nossa rotina de trabalho e, principalmente, a forma como encaramos desafios. Sendo assim, é essencial conhecermos nossas motivações internas e externas em nossa profissão.

Você sabe quais são suas habilidades, especialmente aquelas que o destacam dentre os demais profissionais?

Suas características pessoais são compatíveis com a carreira que almeja?

Você já possui as competências necessárias para obter sucesso profissional?

Está apto para os desafios que irá enfrentar?

Seu estilo de vida e preferências poderão ser suportados pela profissão que pretende executar?

A resposta para essas e muitas outras perguntas fazem parte do autoconhecimento que você pode adquirir ao trabalhar em parceria com um Orientador Profissional. Além disso, ao ter o auxílio de um você encontrará mais informações sobre as opções de escolha que podem ajudá-lo em sua trajetória com a indicação de outras profissões, cursos em universidades e panorama do mercado de trabalho.

A dinâmica da Orientação Profissional:

Nas sessões da Orientação Profissional são usadas diversas técnicas que proporcionarão ao orientando uma reflexão profunda sobre si mesmo e sobre as opções profissionais que possui, permitindo a tomada de decisões e a realização de escolhas criteriosas e conscientes. É por isso que a escolha de um bom orientador é fundamental para que entrevistas diagnósticas, diálogos, questionários, testes e pesquisas, sejam mais que instrumentos e se tornem ferramentas para a construção de uma carreira de sucesso.

Dessa forma, por ser um processo que necessita de amadurecimento para ser efetivo, a parceria entre orientador e orientando deve ser fortalecida e construída ao longo de encontros individuais, entre 10 a 12 sessões, com duração de uma hora.

Ao final desta caminhada, com o apoio de um bom orientador, surgira um profissional diferenciado, capaz de explorar da melhor forma suas habilidades, a superar suas dificuldades e a fazer escolhas compatíveis com seus desejos e propósitos de vida profissional.

Te convido a caminharmos juntos nesse processo!!